SÃO SEBASTIÃO PREV E PREFEITURA REALIZAM PALESTRAS DO PROGRAMA DE PRÉ-APOSENTADORIA NOVOS HORIZONTES

Programa tem o objetivo de preparar servidores municipais efetivos para a aposentadoria

O Instituto Previdenciário do Município de São Sebastião (São Sebastião PREV), em parceria com a Prefeitura, deu continuidade, nesta sexta-feira (19), ao ciclo de palestras voltado aos servidores públicos municipais inscritos no Programa de Pré-Aposentadoria Novos Horizontes. A iniciativa tem como objetivo orientar e preparar os servidores para a aposentadoria, buscando garantir uma transição mais tranquila e segura para essa nova fase.

Este foi o terceiro encontro do curso de pré-aposentadoria promovido pelo São Sebastião PREV, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração (SECAD), e que será encerrado na próxima sexta-feira (26).

O evento está sendo realizado no auditório da Secretaria da Educação (SEDUC), no Centro. Na primeira palestra desta sexta-feira, os servidores puderam refletir sobre a saúde mental, emocional e do sono; e a qualidade de vida, com o psicólogo Rodrigo Pedroti Florêncio, da SECAD, que compartilhou técnicas e informações sobre como manter a mente saudável e equilibrada durante a aposentadoria.

Florêncio falou ainda sobre higiene do sono, apneia obstrutiva do sono, transtornos neurocognitivos – diminuição lenta e progressiva das funções mentais, como pensamento, memória, orientação tempo/espacial, linguagem, atenção e função executiva, fatores de risco (hipertensão, ansiedade, etc.), depressão e seus principais sintomas.

A segunda palestra do dia, com o tema “Previdência”, foi ministrada pelo advogado e gerente de Previdência do São Sebastião PREV, Marcos Roberto de Souza, que abordou noções de regime geral, regime próprio, previdência complementar, estrutura e funcionamento Instituto Previdenciário; compensação previdenciária; tipos de benefícios e trâmite de processos.

O diretor-presidente do São Sebastião PREV, Rodrigo de Azevedo Caldeira, reiterou o sucesso da implantação do programa. “A parceria entre o Instituto e as secretarias municipais tem se mostrado muito positiva e efetiva na promoção de ações voltadas ao bem-estar dos servidores públicos do município. As palestras têm atendido os objetivos de tirar todas as dúvidas e orientar os servidores em relação aos períodos da pré e pós-aposentadoria”.